Leia mais">

Ensino Religioso nas Escolas e seus Benefícios

O ensino religioso nas escolas de Educação Infantil traz vantagens ao aluno com valores que irão ampará-lo em seu futuro como cidadão, dando à ele um modo de entender seu espaço na sociedade, baseado em preceitos e complementações apresentados pela escola que tem, em sua grade, este conteúdo.

A criança, através do ensino religioso, tem a oportunidade de iniciar seu caminho no conhecimento daquilo que é cultura, justiça e paz entre os indivíduos, uma vez que a religião traz princípios éticos e filosóficos básicos.

O ensino religioso como formação básica do cidadão é assegurado pela lei nº 9.394, art. 33, que diz, entre outras coisas, que “O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”.

A criança, quando iniciada no ensino religioso, obtém inúmeros benefícios, seja auxiliando-a na busca de respostas para variadas questões que não só as religiosas, seja em diversos assuntos ligados à cultura, vida, sociedade, família, comportamento e outros.

Vivemos em uma sociedade do imediatismo, em que as informações são obtidas rapidamente e que, cada vez mais as pessoas estão vivendo em mundo fechado, restrito, cada vez mais reclusas. Alguns valores, antes tidos como essenciais, agora já são vistos como ultrapassados. Bullying e outros tipos de violência, negligência e corrupção, por exemplo, são temas que podem ser discutidos no ensino religioso e, com isso, fazer com que o aluno reflita em soluções para isso. Por estas razões, há uma necessidade cada vez maior de se trabalhar alguns princípios que são encontrados no ensino religioso.

O ensino religioso, portanto, trará princípios éticos e filosóficos básicos para a criança refletir, no futuro, se seguirá ou não. Neste caminho a trilhar, a criança entrará em contato com bons princípios, dentre os quais podemos citar o bom relacionamento com o próximo, o verdadeiro valor da família e de entender a importância do indivíduo para a sociedade.

Referência:
A Importância do Ensino Religioso já na Infância. Portal Educação. Disponível em http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/51258/a-importancia-do-ensino-religioso-ja-na-infanci
Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

1 Comentário em “Ensino Religioso nas Escolas e seus Benefícios”

  1. Mari 14/02/2019 à 16:14

    Ensino religioso vc roda nessa matéria

    Responder


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

*