Marco Operativo

Marco Operativo

Os princípios Pedagógicos para o Jardim Escola Menino Jesus têm como base o próprio Evangelho, encarnado na proposta da Igreja e da Congregação, constituído de uma verdadeira animação apostólica que reflete ciência e fé.

São oferecidas nas aulas de Língua Portuguesa sob uma proposta de ensino da gramática com base no texto, seguindo a perspectiva funcionalista da língua, ou seja, língua real em uso. Assim, em vez de o professor partir do estudo da forma e das definições para explicar o funcionamento da língua, método ineficaz, os profissionais do Jardim Escola Menino Jesus partem do funcionamento da língua. Tendo o conceito de texto como organização da interação, as professoras sempre partem do que os alunos sabem, fazendo com que os alunos reflitam, levando-os a adquirirem novos conhecimentos.

Segundo Maria Helena de Moura Neves, as pessoas mantêm relações humanas a partir da linguagem, interagindo entre si com papéis de falante e ouvinte. Enquanto falante, nesse caso, a professora, direciona a inserção dos participantes no circuito de comunicação, permitindo que os alunos interajam durante as aulas.

Irmã e alunos em sala de aula

Irmã e alunos em sala de aula